6 maneiras de manter sua pequena empresa à tona durante a pandemia de coronavírus

6 maneiras de manter sua pequena empresa à tona durante a pandemia de coronavírus

Com a situação em constante evolução referente à pandemia do COVID-19 e a extraordinária incerteza para pequenas empresas, é essencial tomar as medidas certas para minimizar riscos, proteger os seus funcionários e apoiar os seus clientes.

1. Trabalho Remoto

É vital manter seus funcionários seguros durante esse período sem precedentes. Mantenha as chances de exposição ao vírus no mínimo. O trabalho remoto pode permitir uma abordagem comercial como de costume, estando longe do local de trabalho.

Um aumento no número de pessoas que trabalham remotamente resultou em uma série de ferramentas gratuitas que as empresas podem usar, permitindo que as reuniões da equipe sejam realizadas virtualmente e as conferências sejam realizadas na forma de um webinar.

Se as reuniões no local de trabalho tiverem que ocorrer, certifique-se de seguir as diretrizes estabelecidas pela DGS (Direção Geral de Saúde):

  • Mantenha as reuniões o mais curto possível e limite o número de pessoas presentes.
  • Use um procedimento de saudação sem contato.
  • Reduza a quantidade de contato pessoa a pessoa usando equipes fixas.
  • Incentive os funcionários a lavar as mãos com frequência e forneça desinfetantes para as mãos no local de trabalho.
  • Limpe e desinfecte superfícies e objetos que são freqüentemente tocados.

2. Adapte-se às tendências atuais do mercado

Reserve um tempo para implementar uma estratégia de vendas on-line para evitar perdas significativas e otimizar novamente os seus negócios durante o período em que as lojas precisam fechar as suas portas. 

A movimentação das vendas da sua empresa on-line permitirá a entrada de receita, reduzindo o ônus financeiro durante o período de bloqueio e aumentando os lucros para a sua empresa quando isso terminar, colocando-o em uma posição melhor para o futuro.

3. Comunicação clara e honesta

Todos estão enfrentando os mesmos desafios quando se trata da pandemia do COVID-19, portanto, seja honesto e transparente sobre o status da sua empresa. Mantenha todos os funcionários informados das medidas que está e vai tomar para minimizar o risco de desinformação e consequente degradação da relação laboral. Ter os funcionários informados e integrados nas suas opções é benéfico uma vez que podem surgir ideias e soluções para levar a empresa para a frente neste tão dificil periodo. 

4. Seja flexível

 As pequenas empresas que podem oferecer flexibilidade de contrato e preços em tempos de crise econômica têm uma poderosa vantagem sobre as grandes corporações na mesma situação. Ser capaz de entender e fornecer suporte aos seus clientes permite mantê-los durante toda a pandemia e mostra que você valoriza o relacionamento.

Também é essencial ser flexível com seus funcionários. Lembre-se de problemas que possam surgir inesperadamente, como falta de assistência à infância ou doença. Certifique-se de ter um plano de contingência para se você tiver poucos funcionários.

5. Aumente seus esforços nas redes sociais

Durante esses tempos, é mais importante do que nunca manter uma presença consistente nas redes sociais para aumentar o envolvimento do cliente e manter o reconhecimento da marca.

6. Corte suas despesas gerais

É fundamental reduzir seus gastos durante esse período, pois você não deseja grandes contas à sua porta. Converse com os proprietários do escritório/ armazem sobre como reduzir o aluguer ou fale com seus fornecedores sobre como oferecer descontos.

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