Actualmente grande parte dos nossos servidores estão localizados em Portugal, oferecendo assim grande rapidez e estabilidade.
Todo o backbone assenta sobre fibra óptica, dispondo de grande capilaridade de rede a nÃvel nacional, bem como internacional.
Desde 2003 que existem POP’s “pontos de presença� em algumas cidades Europeias de forma a demarcar a presença nesses locais, nomeadamente para troca de tráfego com operadores bem como para utilização desses POP’s como pontos de Transito para o acesso à Internet.
A nÃvel nacional dispomos de vários POP’s nas principais cidades, para fornecimento de acesso a clientes.
Nos troços internacionais a rede é composta por vários circuitos baseados na tecnologia Ethernet, contando com um agregado de 5.5Gbps dispersos pelos POP’s de Madrid, Londres e Amesterdão.
Alem dos acordos de interligação com mais de 300 operadores, existem ainda acordos de upstream IP com vários Operadores de referência Tier-1 garantindo assim a máxima redundância e performance.
Nos troços nacionais contamos com um agregado de cerca de 10Gbps de onde se destaca a presença no GigaPIX para troca de tráfego com operadores nacionais, interligações privativas com a Portugal Telecom e também interligação com POP’s nacionais.
A tecnologia usada nos troços nacionais é sobretudo SDH, com circuitos desde capacidades STM-1 (155Mbps) a STM-16 (2.5Gbps). Nos circuitos de Interligação com outros operadores são utilizados circuitos GigaEthernet.
Toda a rede é monitorizada em tempo real sendo disponibilizado a todos os clientes acesso a gráficos de medias e latências, sendo o controle feito 24/7 através dos dois NOC’s situados em Lisboa e em Leiria.
Na rede de Acesso, são usadas tecnologias SDH e Ethernet, dependendo da solução proposta ao cliente, com débitos desde os 2Mbps até 10Gbps.
Todo o backbone IP está dual stacked, disponibilizando quer IPv4 quer Ipv6.
Em termos de métricas de SLA no core da rede no ultimo ano, devido à arquitectura e redundância usada, verificou-se 100% de uptime.
O equipamento de Core utilizado é do fabricante Juniper. Na rede edge e border são usados equipamentos da Cisco, Foundry Networks, SMC e HP.